terça-feira, 31 de maio de 2011

Campanha "Bullying não é brincadeira, violência escolar não tem graça", virou notícia na Zero Hora

Emoção e reflexão marcaram o lançamento da campanha Anti-Bullying de Gravataí

O lançamento da Campanha “Bullying não é brincadeira, violência escolar não tem graça”, na tarde de sexta (27), ficou marcado no coração das pessoas, que compareceram a abertura oficial que objetiva prevenir e combater a violência dentro e fora das escolas. A campanha que é um projeto do Vereador Marcio Souza e sua equipe de gabinete, disponibiliza, para comunidade escolar, além da cartilha ricamente ilustrada, vários materiais gráficos. Apresenta também, uma palestra em vídeo, que mostra a realidade provocada pelo bullying, suas características, conseqüências, bem como dicas de ações para combatê-lo.
A apresentação do vídeo comoveu a platéia que compareceu em grande número. Importantes representatividades da sociedade organizada de Gravataí prestigiaram o evento, diversas associações de bairro, ONG’s que possuem trabalho com crianças, conselheiros tutelares, representantes dos conselhos municipais, Brigada Militar e da 28ª Coordenadoria Regional de Educação, além de inúmeras professoras e orientadoras educacionais, também estiveram presentes cerca de 150 alunos da rede pública.
Na apresentação do projeto o Vereador Marcio Souza abordou o assunto de forma clara e objetiva, mostrando a realidade e as conseqüências deste mal que machuca o corpo e a alma. Afirmou também que só através do conhecimento, da troca de informações e de ações coletivas é que poderemos realmente tirar o “bullying das sombras”. O Professor Aloizio Pedersen mostrou que com força de vontade, interesse e sensibilidade, conseguiu mudar a realidade da Escola Padre Réus de Porto Alegre. Com relatos emocionados de alunos que sofriam bullying, fez com que algumas pessoas da platéia fossem as lágrimas. Após foram abertas perguntas ao público, que demonstrou a necessidade urgente de informações e de soluções para este mal que vem se tornando banal no dia-a-dia da escola e virando um pesadelo no cotidiano de alunos e alunas.
A campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça” segue com uma série de ações que incentivam e difundem a “Cultura da Paz”. Palestras, materiais gráficos e a Cartilha Ilustrada estão a disposição dos interessados e artigos e troca de informações, que poderão ser adquiridos através do blog ensinandopaz.blogspot.com ou agendados pelo fone 3484.8819 ou 3484.8869, com Lidiangêla.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mais duas escolas recebem o projeto da Campanha Anti-bullying

As Escolas Municipais, Santa Rita de Cássia e Olenca Valente, receberam nesta terça-feira, 10/05, o Vereador Marcio Souza que apresentou da Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”. Mais uma vez, o projeto foi recebido positivamente, por ambas as escolas. A necessidade de políticas específicas para o enfrentamento da violência é uma realidade latente e a campanha tem o objetivo de auxiliar a comunidade escolar neste desafio.

“- A Campanha é destinada a comunidade escolar, mas é importante o envolvimento de toda sociedade. É compromisso de todos, pais, professores, alunos e, inclusive, do poder público agir para extirpar este mal, que tem se intensificado e ceifado, a possibilidade de um futuro melhor, de nossos filhos e filhas. Se aspiramos realmente um futuro sem violência e uma sociedade pacífica, devemos auxiliar nossas crianças e jovens a caminharem nesta direção. Por isso, convido todos a se integrarem nessa campanha” acrescentou Marcio Souza.


A Escola
Olenca Valente aproveitou a visita e presenteou o vereador Marcio Souza com o jornalzinho, que foi produzido por professores e alunos, onde tratam, entre outros assuntos, do tema “bullying”. Relataram as ações que estão desenvolvendo na escola para o combate a violência e o quanto será importante contar com o auxilio do projeto “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”, afirmaram as professoras que compõem o corpo diretivo da Escola.


O lançamento da campanha é aberta ao público e os interessados deverão agendar presença pelos fones 3484.8819 ou 3484.8869, com Lidiangêla. O evento acontecerá no dia 27 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, das 14h30min às 16h30min.

Foto 1 – Projeto é apresentado para escola Santa Rita. Marcio Souza e Diretora Liége Regina da Silva

Foto 2 – Marcio Souza e Direção da Escola Olenca Valente: Andréa Fraga – orientadora, Jussara Santos – vice-diretora (tarde), Glória Prestes – supervisora, Márcia Fröhlich – vice-diretora (manhã) e Diretora Silvana Madeira Splett.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Escola Polivalente recebeu projeto da Campanha Anti-bullying

A Escola Estadual Adelaide Pinto de Lima Linck - Polivalente recebeu, na manhã desta segunda-feira, 09/05, a visita do Vereador Marcio Souza que apresentou o projeto da Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”. A Direção da escola mostrou-se muito receptiva a campanha e afirmou a importância das escolas poderem contar com políticas específicas para auxiliá-las no enfrentamento da violência. A escola está já vem trabalhado com o tema do bullying, relatou a Diretora Maria das Graças e afirmou que a campanha, acrescentará e auxiliará os professores e os alunos nestas ações.
Marcio Souza salientou a importância da integração da escola Polivalente ao projeto, pois a Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça” tem a colaboração do jovem Henrique da Rosa Quadros, que é aluno do 2º ano do ensino médio da escola. Henrique ilustrou a cartilha e seus desenhos compõem a marca da campanha. “- Poder contar com a visão de quem vivencia estas ações foi fundamental para a identificação dos nossos jovens. Ninguém melhor do que um aluno para transformar em imagens o cotidiano da escola e o talento do Henrique como ilustrador é indiscutível, acrescentou na qualidade de nosso trabalho e com certeza irá inspirar positivamente os jovens”, relatou Marcio.
O Lançamento oficial da Campanha acontecerá dia 27 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, das 14h30min às 16h30min, onde será disponibilizada a Cartilha, em formato PDF, além de outros materiais informativos. Os agendamentos deverão ser feitos pelo fone 3484.8819 ou 3484.8869, com Lidiangêla.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lei anti-bullying ganha campanha que irá auxiliar comunidade escolar combater a violência


Para marcar um ano da aprovação da Lei Anti-bullying, em Gravataí, (04/05/2010) o Gabinete do Vereador Marcio Souza junto a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Gravataí, lança a Campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça”. A campanha tem como objetivo colocar em prática ações de prevenção, que irão auxiliar a rede de ensino, no combate a violência escolar, através da informação, do intercâmbio de experiências e do envolvimento e de mudança de atitudes.

Marcio Souza, que é o proponente da lei, observou que neste primeiro ano de existência da lei anti-bullying, pouco foi realizado em Gravataí, para implementar efetivamente programas específicos que combatam a violência nas escolas. Preocupado com esta morosidade e com o aumento de casos de violência, que tem se tornado rotina na vida de alunos, pais e professores e da grande banalização deste fenômeno que vive hoje nossa sociedade, o vereador resolveu colocar em prática ações para auxiliar a comunidade escolar, “- O bullying é uma prática antiga e um fenômeno mundial. Combatê-lo não é tarefa fácil, pois exige atenção, tempo, diálogo e o envolvimento de toda a sociedade. Infelizmente os seres humanos não são espontaneamente generosos, respeitosos e solidários, essas virtudes devem ser aprendidas e exercitadas dia-a-dia. Um dos papéis da escola é formar o sujeito social, é nesse espaço que se aprende um conjunto de valores para viver em coletividade de forma harmoniosa e democrática, muitas vezes diferentes daqueles de sua família. O desafio e a preocupação dos educadores é como identificar esta violência antes dela causar danos irreparáveis, já que na maioria das vezes vem mascarada de brincadeira, e após identificada, como combatê-la sem ter o suporte do poder público e o apoio e envolvimento da sociedade. Sem encarar de frente este problema todos nós estamos reféns deste mal.” Acrescentou Marcio Souza.

Para dar este suporte tão necessário a comunidade escolar a campanha “Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça” propõe uma série de ações que incentivem e difundam a “Cultura da Paz”. Serão realizadas palestras, distribuição de forma gratuita de materiais informativos, como cartazes e folders e a massificação das informações através do blog ensinandopaz.blogspot.com. “– Estaremos disponibilizando também, neste primeiro momento, através de e-mail e da internet, uma cartilha ilustrada (em formato PDF), contendo informações que ajudarão a comunidade escolar no reconhecimento das práticas do bullying, bem como, de alternativas para combatê-lo, através da adoção de práticas sócio-culturais, do intercâmbio de informações e experiências, da adoção de estratégias de intervenção e prevenção contra a violência na escola e da ampla divulgação de comportamentos positivos. É uma cartilha completa, sua pesquisa foi realizada durante um ano, elaborada por minha equipe e foi toda ilustrada por um jovem aluno do ensino médio da Escola Adelaide Linck, Henrique da Rosa Quadros, de 17 anos, que contribuiu com a visão de quem presencia estas práticas diariamente. Acredito que a comunidade escolar irá se identificar e que a cartilha também servirá de suporte tanto para os alunos como para os professores no combate a este mal silencioso.” Concluiu Marcio Souza.

Professor Aloísio Pedersen junto a obra dos alunos da Escola Padre Réus
O Lançamento da Campanha acontecerá dia 27 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, das 14h30min às 16h30min, e contará com palestra de apresentação do projeto, ministrada pelo Vereador Marcio Souza. Contará também com a presença do Professor Aloísio Pedersen que estará relatando a experiência exitosa da Escola Padre Reús – POA, que transformou as atitudes violentas em expressões artísticas e alcançou a mudança de comportamentos. A campanha também contará com a exposição Reflexos Releituras de Iberê Camargo, a partir do dia 16/05.
Os agendamentos deverão ser feitos pelo fone 3484.8519 ou 3484.8569, com Lidiangêla.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Iberê Camargo é revisitado por alunos de escola da Capital

Alunos da escola estadual de Ensino Médio Padre Reus são autores das 35 telas em acrílico que compõem a exposição Reflexos: Releituras de Iberê Camargo, que reúne quadros e telas que são resultado de programa de combate à violência escolar e ao bullying desenvolvidos na escola pelo professor Aloízio Pedersen, em parceria com outros professores.

O projeto foi desenvolvido com 350 alunos da escola. No 1º ano do Ensino Médio, eles debateram em aula a biografia e a obra de Iberê Camargo. Nos 2º e 3º anos, partiram para a pintura. Foram divididos em dez grupos de 35 alunos. Caga grupo escolheu uma obra do artista gaúcho. A exposição traz releituras das fases dos Carretéis – que mexeram com memórias da infância dos estudantes; dos Ciclistas, que buscava responder a duas perguntas: “como é viver sem rumo?” e “Qual a maior tragédia da minha vida?; os que escolheram obra da série Idiotas dialogaram com a reflexão “o que me tornaria um perfeito idiota”; e, finalmente, os que buscaram inspiração nas Matas de Iberê tentaram resposta para a pergunta “Pra onde vou quando tenho medo?”

O professor destaca que as telas têm muito significado subjetivo, mas mais importante foi o processo de criação, “que levou ao aumento da autoestima e diminuição da agressividade dos estudantes”. Pedersen enfatiza que o trabalho fez uma convocação aos jovens, para saírem das suas próprias Restingas Secas ( Iberê nasceu em Restinga Seca, interior do Estado, em novembro de 1914) para desbravarem o mundo.

A exposição Reflexos: Releituras de Iberê Camargo estará em Gravataí, dos dias 16 de maio a 2 de junho de 2011, no saguão do 2º e 3º andar da Câmara de Vereadores de Gravataí, e comporá a programação da Campanha Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça! Visite a exposição e confira os trabalhos!