sexta-feira, 6 de maio de 2011

Iberê Camargo é revisitado por alunos de escola da Capital

Alunos da escola estadual de Ensino Médio Padre Reus são autores das 35 telas em acrílico que compõem a exposição Reflexos: Releituras de Iberê Camargo, que reúne quadros e telas que são resultado de programa de combate à violência escolar e ao bullying desenvolvidos na escola pelo professor Aloízio Pedersen, em parceria com outros professores.

O projeto foi desenvolvido com 350 alunos da escola. No 1º ano do Ensino Médio, eles debateram em aula a biografia e a obra de Iberê Camargo. Nos 2º e 3º anos, partiram para a pintura. Foram divididos em dez grupos de 35 alunos. Caga grupo escolheu uma obra do artista gaúcho. A exposição traz releituras das fases dos Carretéis – que mexeram com memórias da infância dos estudantes; dos Ciclistas, que buscava responder a duas perguntas: “como é viver sem rumo?” e “Qual a maior tragédia da minha vida?; os que escolheram obra da série Idiotas dialogaram com a reflexão “o que me tornaria um perfeito idiota”; e, finalmente, os que buscaram inspiração nas Matas de Iberê tentaram resposta para a pergunta “Pra onde vou quando tenho medo?”

O professor destaca que as telas têm muito significado subjetivo, mas mais importante foi o processo de criação, “que levou ao aumento da autoestima e diminuição da agressividade dos estudantes”. Pedersen enfatiza que o trabalho fez uma convocação aos jovens, para saírem das suas próprias Restingas Secas ( Iberê nasceu em Restinga Seca, interior do Estado, em novembro de 1914) para desbravarem o mundo.

A exposição Reflexos: Releituras de Iberê Camargo estará em Gravataí, dos dias 16 de maio a 2 de junho de 2011, no saguão do 2º e 3º andar da Câmara de Vereadores de Gravataí, e comporá a programação da Campanha Bullying não é Brincadeira, violência escolar não tem graça! Visite a exposição e confira os trabalhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário