quinta-feira, 16 de junho de 2011

Circuito de palestras auxiliará escolas no combate a violência escolar

Primeira escola a receber a palestra anti-bullying foi a Breno Jardim Garcia

A Campanha Bullying não é brincadeira, violência escolar não tem graça, iniciou seu circuito de palestras para escolas, na quarta-feira, dia 16/06. A primeira palestra foi ministrada para um grupo de 23 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Breno Jardim Garcia. Através do áudio-visual da campanha, o vereador Marcio Souza apresentou quais as conseqüências do bullying e as ações que podemos tomar para combatê-lo.

“Tirar o bullying das sombras” esta é a proposta inicial do projeto. Trazer à tona a discussão, reconhecer dentre as ações do cotidiano escolar os personagens desta história e propor ações para mudanças de atitudes que possam minimizar a violência dentro e fora das escolas.

No encontro os professores puderam expor suas angústias e desafios enfrentados no dia a dia escolar e o quanto a campanha poderá auxiliá-los em relação a estas questões. Um dos maiores desafios enfrentado pelos professores é o a banalização da violência instituída na sociedade atual, e o quanto a figura do professor pode para reverter esta situação. Alguns professores desabafaram ao dizerem que, “este assunto coloca um grande peso em seus ombros” e até que ponto eles devem carregar este peso. O vereador Marcio Souza afirmou que sozinho o professor pouco pode fazer, mas a formação de uma corrente é a única forma de poder realmente transformar esta realidade e nessa corrente a escola poderá contar com o auxílio e a ajuda de seu gabinete.

Durante a palestra a escola recebeu um kit contendo: 20 cartilhas para biblioteca, folder para os alunos, cartaz para colorir e um cd do vídeo da palestra que professores poderão utilizar como forma de abordagem do assunto, em sala de aula. Como agradecimento o Vereador Marcio Souza entregou a Diretora Loret Jost Migliavacca, o certificado de Escola Parceira da Campanha para a Breno Jardim Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário