segunda-feira, 17 de maio de 2010

Para combater o bullyng

Os guardas municipais que fazem parte da ronda escolar receberam treinamento sobre bullyng. A intenção da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania é orientar os agentes para perceber e para lidar com a situação de violência moral.

De acordo com o diretor de Prevenção à Violência nas Escolas, Atahualpa Coelho, é muito importante ouvir os especialistas que vivenciam o tema diariamente.

- Além de guardas eles são pais de família, mais um motivo que torna o debate bastante enriquecedor - comentou.

Na sexta-feira, a professora da rede municipal de ensino e especialista em bullying, Silvana Trevisol (foto), foi até o Centro Integrado de Segurança palestrar para os guardas. Há 20 anos trabalhando no ensino, Silvana destacou que é preciso saber diferenciar o que é uma brincadeira de uma atitude que afeta a autoestima do estudante.

- Nosso papel, enquanto educador é frear o agressor e não repudiá-lo. Temos que trabalhar este aluno para que não se torne um adulto que pratique bullying no trabalho ou chegue a consequências mais graves - observou.

A especialista desenvolve o trabalho de mediação na Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, em parceria com a diretora Ivone Kaspary Muzykant, desde 2008. Nestes dois anos, os casos de bullying foram combatidos assim que denunciados pelas vítimas ou percebido pelos docentes, fazendo com que os índices reduzissem significativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário